Imagem por: Caio Andrade e André Garcia/Canal 38

A Guarda Municipal de Arapongas completou 17 anos de atuação nesta segunda-feira (23), e a data foi marcada por uma solenidade especial que reuniu autoridades, representantes das forças de segurança e a comunidade.

O evento celebrou o trabalho da corporação, que se consolidou como uma das mais eficientes do Paraná, sendo referência no estado e também em nível nacional.

O secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Argati, destacou a relevância da Guarda para o município e o impacto direto na segurança da população. “A gente tem tantas coisas boas para falar da Guarda Municipal que poderia ficar aqui uma hora relatando tudo o que ela faz por Arapongas. Hoje fiz até uma pergunta durante meu discurso: o que seria de Arapongas sem a Guarda Municipal? Só no ano passado foram mais de 8 mil atendimentos, o que demonstra o quanto essa instituição desafoga outras forças como a Polícia Militar e a Polícia Civil”, afirmou Argati.

Ele também ressaltou a evolução da corporação nos últimos anos. “Investimos em armamento, equipamentos, viaturas e valorização pessoal. Temos equipes capacitadas, comprometidas, e isso faz com que a Guarda de Arapongas seja respeitada e referência para outras cidades”, concluiu.

O prefeito Rafael Cita também participou da comemoração e reforçou seu compromisso com a valorização da instituição. “A Guarda Municipal é uma corporação espetacular, muito bem preparada. Temos muito orgulho dela. Investimos e vamos continuar investindo. O que está dando certo, não se mexe. E o Argati continua à frente justamente por isso: porque os resultados estão aí. Equipamentos são importantes, mas sem a força de vontade dos agentes, nada funciona. E a nossa Guarda dá resultado com tudo o que recebe”, declarou o prefeito.

Representando a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, o Tenente Dmitruk destacou a importância da parceria com a Guarda Municipal de Arapongas e o elevado nível de atuação da corporação. “Quando falamos da Guarda de Arapongas, estamos nos referindo a uma instituição que é referência não apenas no Paraná, mas em todo o Brasil. Realizamos diversas ações conjuntas, tanto no combate à violência doméstica quanto em operações urbanas. Estar presente nesta solenidade é motivo de orgulho. A Guarda é jovem, mas já demonstra um futuro promissor”, afirmou o tenente, ressaltando ainda a integração com outros órgãos. “Mantemos uma parceria sólida com a Delegacia da Mulher, sob coordenação da Dra. Camila, além da equipe da Patrulha Maria da Penha e da própria 7ª Companhia, em um trabalho integrado que tem gerado excelentes resultados.” afirmou.

O superintendente da GM de Arapongas, Micheletti, lembrou do início da trajetória da corporação e fez um agradecimento aos que construíram essa história. “Quando a primeira turma entrou em 2008, não havia armamento. Os patrulhamentos eram feitos apenas com tonfas. Com o tempo, avançamos. Hoje temos estrutura, preparo técnico e reconhecimento. Só em 2024, foram cerca de 8 mil atendimentos feitos pela Guarda. Se não fosse a Guarda, essas ocorrências ficariam descobertas. A PM já está sobrecarregada. A Guarda é essencial para que Arapongas siga sendo uma das cidades mais seguras do Paraná”, destacou Micheletti.

Durante a cerimônia, também foi lembrado o papel das equipes especializadas da corporação, como a Patrulha Maria da Penha, a ROMU, o grupamento ambiental e a equipe de motos, que fortalecem o atendimento direto à população em diferentes frentes de atuação.

A Guarda Municipal de Arapongas é considerada um modelo de gestão integrada na segurança pública, atuando em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e outras instituições, sempre com foco em garantir proteção e bem-estar à comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: