Quem concedeu entrevista ao repórter André Garcia do Canal 38, sobre a ocorrência foi o GM João, membro da equipe Motos da Guarda Municipal de Arapongas, que relatou detalhes de uma importante apreensão realizada na tarde deste sábado (24), no Jardim Colúmbia.
“Eu estava recebendo diversas denúncias ali no Jardim Colúmbia, sobre a questão de traficância ali no final do bairro. Quando a gente estava fazendo um patrulhamento no local, nós entramos na área de mato no final da última rua. Aí, avistamos dois elementos; quando eles viram a gente, se esconderam no mato. A equipe, de pronto, optou pela abordagem. Conseguimos abordar os dois: era um casal. Com a feminina foi encontrada substância análoga ao crack e dinheiro trocado, e com o outro elemento, que é usuário de entorpecente.”
Segundo GM João, a mulher já era alvo de denúncias relacionadas ao tráfico naquela região. “Diante da situação, de já ter a denúncia em cima dessa mulher fazendo a traficância naquele ponto e da presença do usuário, trouxemos os dois: um para responder pelo crime de tráfico de entorpecentes e o outro pelo crime de estar fazendo uso e posse de entorpecente.”
O guarda ainda destacou a importância das denúncias anônimas para o sucesso das ações da corporação: “Eu gostaria de salientar aqui: essa denúncia específica foi feita dia 5 deste mês. Às vezes demora um pouco para tentar dar um resultado à população, mas nós estamos trabalhando em cima. Então o pessoal pode ligar através do telefone 153. Se você tiver um tráfico ocorrendo perto da sua residência, pode ligar para nós, que nós vamos trabalhar em cima dessa denúncia e poder dar um retorno para a população.”
Por fim, GM João deixou uma mensagem de segurança para os moradores: “A população não pode ficar com medo. Nunca, jamais! Quem tem que ficar com medo é quem está fazendo coisa errada. A população de bem, que está trabalhando, tem o seu direito de viver em paz, criar seus filhos, ter segurança e uma qualidade de vida boa. A Guarda Municipal de Arapongas está à disposição da população através do telefone 153. Qualquer situação suspeita — roubo, tráfico, qualquer coisa que você veja que está esquisita com seu vizinho ou alguém perto da sua casa — liga pra gente! Muitas vezes, se você deixar de fazer isso, o cara que vai comprar droga lá, um doente que é usuário, vai acabar entrando na sua casa, pegando algo que é seu, às vezes estragando a sua residência. Então, a Guarda Municipal de Arapongas está à disposição da população, através do telefone 153.”
A apreensão resultou na retirada de 3,9 gramas de crack e R$ 40 em dinheiro trocado das ruas, reforçando o compromisso da Guarda Municipal no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança pública.