Na tarde desta quarta-feira, a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), foi chamada para atender uma ocorrência de incêndio na Rua Japim Guaxe, no bairro San Rafael V, por volta das 15h56.
A equipe policial foi informada de que, por volta das 13h30, um homem teria ateado fogo em um terreno baldio que separa suas residências, colocando em risco as moradias ao redor. O denunciante sofre de problemas respiratórios devido às queimadas frequentes na área, relatou que o comportamento do autor não é novidade e causa constantes problemas para a comunidade.
No local, a equipe encontrou o autor em aparente estado de embriaguez, com hálito etílico. Ele alegou que realizava as queimadas porque considerava o terreno como sendo de sua propriedade e, portanto, tinha o direito de queimá-lo. Após uma explicação mais detalhada sobre as implicações legais, o autor inicialmente se recusou a acompanhar a equipe, mas posteriormente decidiu cooperar, demonstrando um comportamento mais calmo.
O homem teve seus direitos constitucionais lidos e foi conduzido à 22ª Subdivisão Policial (SDP) para as medidas legais cabíveis. A autoridade policial de plantão lavrou o auto de prisão pelo flagrante crime de incêndio.
A Polícia Militar reforça que a população deve relatar qualquer atividade suspeita ou situações que possam colocar em risco a segurança e o bem-estar da comunidade pelo telefone 190.