Uma família foi alvo de um roubo violento na noite desta quinta-feira (3), em um sítio localizado na estrada do Xaxim, área rural de Apucarana, próximo ao trevo de acesso a Pitangueiras. A Polícia Militar foi acionada com urgência após a denúncia de que várias vítimas estavam sendo feitas reféns por homens armados.
De acordo com o relatório policial, ao chegar ao local os policiais foram informados de que os criminosos haviam fugido em um Chevrolet Monza cinza, em péssimas condições mecânicas. Um cerco foi montado com apoio de diversas viaturas da PM, e o veículo foi localizado trafegando pela Rua Denhei Kanashiro, na região da estrada do Bertasso.
Durante a tentativa de abordagem, um dos suspeitos abandonou o veículo e fugiu em direção a uma área de mata. Ao tentar atravessar uma cerca de arame, o homem, de 26 anos, ficou preso por instantes, mas ainda conseguiu correr. Ele foi alcançado e preso após resistir à abordagem com tapas e chutes. Durante o interrogatório, o suspeito alegou que havia sido coagido a participar do roubo por dois homens armados, que o abordaram na estrada da Juruba. Segundo ele, um deles estava com um revólver calibre .22, e o outro com um revólver calibre .38.
No interior do Monza, os policiais encontraram uma touca de lã (balaclava), uma faca, um celular Itel A70, uma blusa tipo bobojaco e outras peças de vestuário. Os objetos foram devidamente lacrados conforme a cadeia de custódia e encaminhados à 17ª Subdivisão Policial. As vítimas reconheceram os objetos como usados no crime e identificaram o suspeito preso como um dos autores.
Terror dentro da residência
Conforme relato das vítimas, os criminosos invadiram o sítio encapuzados enquanto o casal proprietário jantava e a filha estava em um quarto. Um dos homens agrediu o senhor de 58 anos com uma coronhada nas costelas e amarrou o casal com fita adesiva (silver tape). Eles exigiam a chave do carro da família enquanto reviravam os cômodos da casa.
A filha do casal, ao perceber a ação criminosa, conseguiu avisar os vizinhos via grupo de WhatsApp, antes de ser surpreendida por um dos assaltantes. O criminoso a retirou à força do quarto, deu uma coronhada em sua cabeça, pegou o celular da jovem e tentou desbloqueá-lo, danificando o aparelho em seguida. Durante a ameaça, ele chegou a gritar: “Se você mandou mensagem, vou estourar os seus miolos”.
A ação criminosa foi interrompida por um vizinho que, ao perceber a movimentação, foi com seu carro até o local, gritando e buzinando, o que fez os criminosos fugirem pela mata. Minutos depois, um morador da região viu o Monza com um indivíduo de capuz tentando esconder o rosto, o que facilitou a localização do carro e dos suspeitos pela PM.
Um segundo homem, de 31 anos, compareceu à delegacia com seu advogado após ter o nome citado por uma mulher que recebeu ligação do ex-marido relatando envolvimento indireto no caso. A ligação teria sido feita para tentar justificar a presença do suspeito com os criminosos.
A Polícia Militar continua as investigações para localizar os demais envolvidos.
Disque-Denúncia: 190 ou 181
WhatsApp para denúncias: (43) 99681-8233