O município de Apucarana, no Vale do Ivaí, está prestes a vivenciar um marco histórico em sua infraestrutura. Com 13,83 quilômetros de extensão, o projeto do Contorno Leste contempla pista dupla, sete viadutos e 10 pontes, sendo uma das principais obras previstas no lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná, cujo pregão para a escolha da concessionária responsável está em fase final.
Além do Contorno Leste, Apucarana também será beneficiada com a duplicação do Contorno Norte (PR-170). O projeto prevê a duplicação entre o km 108+360 e o km 120+001, incluindo a implantação de um novo viaduto do tipo Trombeta no entroncamento com a BR-376 e um Parclo no km 115+120. Também serão duplicados os viadutos sobre a linha ferroviária no km 119+150 e no km 108+360, este último no entroncamento com a BR-369.
O secretário de Estado da Saúde e deputado federal Beto Preto destacou a importância do contorno para a cidade e para a região durante o anúncio do andamento do processo licitatório. Segundo ele, o projeto é resultado de anos de articulação com o Governo Federal, Tribunal de Contas da União (TCU) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“Esse é um momento decisivo. Desde a época de prefeito de Apucarana, trabalho para garantir essas obras, que serão fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade e do Vale do Ivaí”, afirmou.
Além dos contornos de Apucarana, outro destaque do lote é a construção do Contorno de Califórnia, uma obra de 5,46 quilômetros, também em pista dupla, que será paralela à BR-376. Essas intervenções prometem melhorar significativamente a mobilidade na região, reduzindo o tráfego pesado nos perímetros urbanos e aumentando a segurança dos motoristas e moradores locais.
Beto Preto lembrou ainda que esteve à frente de diversas iniciativas para beneficiar as rodovias do Paraná. Ele ressaltou sua atuação como secretário de Estado e como deputado federal, participando de audiências públicas e reuniões estratégicas em órgãos como o Ministério dos Transportes.
“As concessões anteriores eram nocivas aos interesses dos paranaenses e sempre apoiei nosso governador na decisão firme e correta de não renová-las. Agora, temos um novo horizonte. Perdi as contas de quantas reuniões fizemos na ANTT, com o ministro Renan Filho, para viabilizar este momento. E essa é a força do nosso mandato. Não vi nenhum prefeito cobrando e trabalhando tanto para que a cidade de Apucarana pudesse receber essas duplicações, que marcam um novo momento no desenvolvimento do nosso município. Apucarana terá obras que acompanho há muito tempo e que agora sairão do papel nos próximos anos”, garantiu.
Por fim, o secretário reforçou sua gratidão à população de Apucarana e ao apoio do governador Ratinho Júnior, que foi essencial para que o modelo atual de concessões contemplasse as obras prioritárias para a região. “É nosso papel cuidar de Apucarana e de todo o Vale do Ivaí, com respeito aos votos que recebemos e o compromisso de fazer a diferença para a nossa cidade”, concluiu.