Uma equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) da Guarda Municipal de Arapongas prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas na tarde deste domingo (01).
De acordo com o comandante da ROMU, GM De Souza, a equipe realizava patrulhamento de saturação na região do Conjunto Flamingos, próximo ao Ginásio Mateus Romera e ao “Meu Campinho”, quando se deparou com uma motocicleta trafegando na contramão de uma rua de sentido único.
“Nós estávamos subindo uma rua e, de frente, vinha descendo uma motocicleta, trafegando na contramão. Realizamos a abordagem para orientar sobre a sinalização e, de imediato, a equipe visualizou o condutor dispensando um objeto ao lado da moto”, relatou De Souza.
O homem abordado informou não ser morador de Arapongas, mas sim de Rolândia, cidade vizinha. Ao verificar o que havia sido dispensado, os agentes encontraram um kit com 10 porções de cocaína, todas embaladas e prontas para venda.
“Essas embalagens estavam preparadas para a comercialização, com valor aproximado de R$ 50 cada, popularmente conhecidas como ‘galo’ no meio do tráfico”, detalhou o comandante.
Além da droga, os guardas encontraram na carteira do suspeito, que estava guardada em uma pochete presa à perna, a quantia de R$ 50, compatível com o valor das porções de cocaína.
Questionado sobre o entorpecente, o homem negou a propriedade do material, mas, conforme destacou o comandante, ele estava sozinho no local e foi visto dispensando a droga.
“Não teve outra alternativa a não ser encaminhá-lo para a delegacia. O mesmo já possui passagens policiais, inclusive por tráfico de drogas na cidade de Rolândia”, afirmou De Souza.
Ainda segundo a equipe, o suspeito ficou alterado no momento da prisão e, para evitar riscos de fuga e garantir a segurança, foi algemado. No deslocamento, ele relatou ter se machucado ao sentar sobre as próprias mãos no compartimento de transporte (camburão).
Por precaução, a equipe o levou até a UPA de Arapongas, onde ele foi avaliado por uma equipe médica, que não constatou nenhuma lesão. Na sequência, o homem foi conduzido à carceragem, onde foram realizados os procedimentos legais para enquadrá-lo no crime de tráfico de drogas.