Durante patrulhamento na zona leste de Arapongas, a equipe ROMU avistou um veículo VW Voyage, em local suspeito, sem residências ou estabelecimentos próximos. Os ocupantes, foram abordados, e uma busca no veículo revelou a presença de um rádio comunicador da marca Baofeng. Questionados, inicialmente alegaram estar na cidade para buscar um amigo, mas posteriormente confessaram que estavam planejando um furto de fios, o qual não se concretizou.
Enquanto verificavam as informações, a equipe cruzou com um Fiat Uno, conduzido por outro indivíduo. Durante a abordagem, foi encontrado outro rádio comunicador da mesma marca e o veículo estava sem bancos traseiros. Apesar de negar conhecer os outros dois indivíduos, ele foi identificado como cúmplice após contradições nos depoimentos.
Após liberar os envolvidos e apreender os rádios comunicadores para comprovação de origem, a equipe ROMU intensificou a vigilância na área. Pouco depois, abordaram uma caminhonete Ford Ranger, com dois ocupantes. No veículo, localizaram uma chave de guarita, usada para abrir galerias subterrâneas, e um cabo de controle de guincho. E um deles confessou que estavam ali para resgatar um comparsa que se escondia em uma galeria.
A equipe foi ao local indicado e, utilizando a chave de guarita, abriu a galeria PI-247, onde encontraram o individuo com cabos metálicos de telefonia, ferramentas e outro rádio comunicador. Ele foi preso em flagrante com todo o material furtado e os equipamentos usados na ação.
Os suspeitos foram encaminhados à 22ª SDP de Arapongas, sem necessidade de uso de algemas. Os itens apreendidos incluem:
- Materiais furtados:
- Cabos metálicos de telefonia (36 cabos, aproximadamente 1,5 metros cada, pesando cerca de 10 kg por cabo).
- Ferramentas utilizadas no furto:
- 01 bateria de caminhão FORMAX (150 amperes).
- 01 guincho elétrico NAGANO (12.000 libras, 12 volts).
- 01 guia de cabo de aço.
- 01 chave de guarita.
- 03 rádios comunicadores Baofeng modelo BF 7775.
- Diversas ferramentas, incluindo alicates, lanternas, chaves estrela, Philips e de fenda.
A ação rápida e eficiente da ROMU evitou prejuízos significativos e desarticulou o grupo criminoso.