Imagem por: Caio Andrade/Canl38

Foi realizado o encerramento oficial da campanha Maio Amarelo em Arapongas, na manhã deste sábado (31), com diversas ações de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual Pedro Paulo Bazana, do secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, além das forças de segurança — Polícia Militar, Guarda Municipal, representantes da Aravel, Motoclube Rancheiros e Detran — que participaram ativamente da ação e destacaram a importância da campanha e os avanços alcançados no município.

O deputado Pedro Paulo Bazana ressaltou a relevância do Maio Amarelo e a necessidade de manter a conscientização ativa durante todo o ano:

“Nós estamos aqui hoje presenciando um trabalho de conscientização do Maio Amarelo. O Maio Amarelo é para fazer com que as pessoas se conscientizem com as questões dos acidentes em trânsito.

Principalmente no município de Arapongas, as cidades maiores aí, com índices muito grandes de acidentes, principalmente pelos nossos motociclistas e isso ocasionou também a perda de muitas vidas.

Então é muito importante que as pessoas se conscientizem na questão do Maio Amarelo, cuidado com o trânsito, cuidado com a direção, que as pessoas não misturem também a bebida com a direção, que isso é muito importante frisar.

A gente tem muitos acidentes ocorridos dessa forma e também que as pessoas tenham um pouco mais de paciência no trânsito, que é muito importante hoje, com a quantidade de veículos que nós temos dentro do estado do Paraná, das nossas cidades.

É importante que as pessoas tenham um pouco mais de cuidado, porque as coisas acontecem a todo momento. É importante essa conscientização dos acidentes de trânsito e hoje, em Arapongas, estamos aqui, encerrando o Maio Amarelo com esse evento aqui na nossa cidade, para que as pessoas possam realmente entender um pouco mais e se conscientizar com isso. Você tem que estar consciente o ano inteiro, o volante não é brinquedo, você tem que ter muito cuidado e a gente tem que trabalhar o ano inteiro com essa prevenção, conscientização, para que as pessoas não acabem perdendo suas vidas, e muitas vezes também fazendo coisas que realmente não precisavam.

Então a gente espera que as pessoas tenham calma ao dirigir, tenham calma em todos os sentidos, seja com a moto, seja com o carro, e que a gente possa estar trabalhando e se conscientizando cada vez mais, que é preciso ter muita atenção no trânsito.”

Já o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Arapongas, Paulo Argati, destacou as ações realizadas ao longo do mês e os resultados positivos alcançados:

“Tivemos um maio intenso de conscientização. O Maio Amarelo é o mês de conscientização para redução de acidentes e mortes no trânsito.

E a gente fez muita parceria, muita palestra, atendemos milhares de pessoas, que nós chegamos com informação, com conscientização durante todo esse mês e de praxe, se não me engano, o terceiro ano consecutivo, a gente faz o fechamento do Maio Amarelo aqui na Rua Andorinhas, local bastante movimentado, em parceria com a Aravel, com o Rancheiros Motoclube, com o Detran, Guarda Municipal, Polícia Militar, fazendo aqui como se fosse uma blitz educativa, com cenários, simulação de acidente de trânsito, com veículos e motos.

Motocicleta é um dos principais veículos que hoje se envolvem em acidente e, quando se envolve em acidente, as consequências são graves. Foi um mês de muita conscientização e acho que a gente conseguiu atingir o objetivo.

Como eu disse, milhares de pessoas foram atingidas com essas campanhas. Então, o objetivo foi conseguido. Esperamos que, a cada ano que passa, os números de acidentes venham diminuindo. E a gente tem isso, estatisticamente falando, no município, os números de acidentes têm diminuído cada vez mais e, o principal, o número de mortes no trânsito também diminuindo a cada ano que passa.

O Maio Amarelo é aquele mês que a gente dedica exclusivamente a essas campanhas, mas você é prova disso, que sabe que nós fazemos prevenção e educação no trânsito o ano todo. Um exemplo clássico disso é a escolinha nossa de trânsito, que fica dentro da companhia da Polícia Militar, em parceria com a Polícia Militar, que atende todas as crianças de todas as escolas municipais, escolas particulares, inclusive escolas de outros municípios também. E além disso, palestras em empresas, em indústria, no comércio. Então, diariamente a gente faz conscientização e também fiscalização no trânsito.”

O evento marcou o encerramento de um mês dedicado à conscientização, mas reforçou o compromisso de Arapongas com a educação e a segurança no trânsito ao longo de todo o ano.

Estiveram presente no encerramento a polícia militar, a guarda municipal, de autoridade tinha o vereador Paulo Graçano, a Aravel, que também estava participando, estava o motoclube Rancheiros e estava o Detran.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: