A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), realizou uma expressiva apreensão de drogas na noite desta quinta-feira (26), durante a Operação Força Total Brasil XVI. A ação ocorreu na PR-323, em Sertanópolis, região norte do estado, e resultou na apreensão de 100,2 quilos de maconha.
A equipe da 2ª Companhia do BPRv, posicionada em frente ao posto rodoviário de Londrina, visualizou um veículo VW/Gol de cor vermelha com placas de Porto Alegre, cuja película escura impedia a identificação do condutor, mesmo com o uso de lanternas. Diante da fundada suspeita, foi dada ordem de parada ao veículo.
O motorista, de 25 anos, relatou à polícia que trabalha como motorista de aplicativo em Foz do Iguaçu e que havia sido contratado para uma corrida até a cidade de Campinas (SP). No carro, estavam ainda dois passageiros: um homem de 20 anos no banco dianteiro e outro de 27 anos no banco traseiro.
Durante a busca veicular, os policiais localizaram quatro malas no porta-malas, que continham diversos tabletes de maconha. A droga foi pesada em balança não precisa, totalizando 100,2 quilos. Ao ser questionado, o passageiro do banco traseiro assumiu a posse dos entorpecentes.
Diante do flagrante, foi dada voz de prisão aos três ocupantes, que tiveram seus direitos constitucionais informados. O passageiro que assumiu a posse da droga foi algemado, conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11 do STF, já que o número de abordados era superior ao da equipe policial. Além disso, a consulta ao sistema SENATRAN revelou que o veículo estava com bloqueio de circulação.
Os três detidos, o veículo e a droga foram encaminhados à Delegacia de Bela Vista do Paraíso para as providências cabíveis.
Resultado da ocorrência:
100,2 quilos de maconha apreendidos;
03 homens presos;
01 veículo apreendido.
A operação integra a 16ª edição da Força Total Brasil, que envolve diversas forças policiais em todo o território nacional com foco no combate ao crime e aumento da segurança nas estradas e centros urbanos.