Imagem por: Caio Andrade/Canal 38

Na tarde desta quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Arapongas foi local de um evento especial em alusão ao Dia do Orgulho Autista.

Com a presença de autoridades, familiares, representantes de instituições de apoio e da comunidade, a iniciativa destacou avanços, desafios e a importância da inclusão de jovens autistas no mercado de trabalho. O evento foi organizado pela Procuradoria da Pessoa com Deficiência da Câmara, sob liderança da vereadora Simone Sponton.

Simone, que também é mãe atípica, destacou a importância de celebrar o orgulho autista não apenas sob a perspectiva das necessidades, mas principalmente das conquistas.

— Hoje nós estamos comemorando o dia 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista. O que seria esse evento? Não é só para falar da necessidade do autista, mas sim colocar que eu sou mãe atípica e tenho orgulho no sentido das evoluções dos nossos filhos, que os jovens também podem, sim, evoluir e conquistar o seu espaço, seja na sociedade, seja no mercado de trabalho, afirmou.

Durante o encontro, a vereadora também apresentou a nova legislação municipal que estabelece diretrizes para a contratação de jovens aprendizes autistas.

— Nós organizamos esse evento para convidar a população para falar sobre o nosso novo projeto, a nossa nova lei sobre o jovem aprendiz autista. Vamos dar ênfase nesse aspecto e explicar como funciona a contratação, como as empresas interessadas podem participar. Essa lei já está publicada, já está vigente. Mas o que acontece é que muitas empresas, especialmente os setores de RH, por falta de conhecimento, sentem medo ou dificuldade na contratação. Encontramos barreiras para incluir o jovem autista no mercado de trabalho, disse Simone.

A vereadora destacou também a importância da capacitação das equipes das empresas que pretendem contratar autistas.

— A lei prevê cursos para o RH, para toda a equipe que vai receber o autista. Convidamos as empresas que precisam cumprir a cota do jovem aprendiz e do PCD para entrar em contato conosco. Vamos oferecer candidatos já qualificados. Teremos o apoio de psicólogos, do projeto SEMEAR e da Guarda Mirim na preparação desses jovens, completou.

O prefeito Rafael Cita também esteve presente na Câmara e elogiou a iniciativa da vereadora.

 

— É um evento muito importante, capitaneado pela vereadora Simone, que tem como pauta a causa autista. Temos avançado bastante no Poder Executivo, inclusive através dos pedidos dela. Esse evento é para conscientizar a população sobre essa causa que precisa de apoio, informação e acolhimento. A Simone tem isso como pauta principal e, junto com os demais vereadores e o Executivo, temos avançado nessa área, melhorando os serviços para atender os autistas do nosso município, declarou.

Cita também destacou ações concretas já implementadas ou em andamento por sua gestão.
— Estamos contratando profissionais para treinar nossos professores no atendimento a crianças autistas. Também estamos aguardando a liberação de recursos para a implantação da ecoterapia, uma prática comprovadamente benéfica para pessoas com autismo. Outra ação importante foi relacionada ao medicamento Risperidona, que o Estado só fornece a partir dos 5 anos. A vereadora trouxe essa demanda e hoje o município já fornece esse remédio para crianças de 0 a 5 anos. São cinco meses de gestão e, pouco a pouco, estamos avançando para apoiar ainda mais essa comunidade, concluiu o prefeito.

O evento reafirma o compromisso da Câmara e da Prefeitura de Arapongas com a inclusão e o respeito à diversidade, promovendo oportunidades reais de desenvolvimento e cidadania para jovens com autismo. Entrevista André Garcia/Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: