Duas meninas de 5 e 11 anos que estavam desaparecidas desde a tarde de sexta-feira (6) foram encontradas na tarde deste sábado (7) em Mauá da Serra, a cerca de 80 quilômetros de Londrina. Elas estavam acompanhadas de uma vizinha, conhecida da família, que foi detida e encaminhada à Delegacia de Apucarana.
A mulher permanece presa, já que até o momento não apresentou nenhum laudo que comprove diagnóstico de esquizofrenia. O caso será investigado pela Polícia Civil.
As crianças moram na zona norte de Londrina e haviam saído com a vizinha para jogar videogame, conforme relataram familiares. No entanto, não retornaram para casa. Preocupada, a mãe foi até a casa da vizinha e não encontrou ninguém. Amigos e vizinhos passaram a noite procurando pelas meninas pelo bairro Flores do Campo, enquanto as polícias Civil, Militar e a Guarda Municipal foram acionadas neste sábado para reforçar as buscas. Até um helicóptero e um cão farejador foram mobilizados para ajudar no trabalho.
A reviravolta no caso veio quando um motorista que deu carona para a mulher e as crianças começou a desconfiar do comportamento dela durante o trajeto. A mulher afirmou que estava indo com as meninas para o litoral, mas a forma como se relacionava com as crianças gerou suspeitas. Ao deixá-las em um restaurante em Mauá da Serra, o motorista acionou a Polícia Militar.
A aspirante Natália, do 10º Batalhão da PM de Apucarana, detalhou a ação:
“Boa tarde a todos, eu sou a aspirante Natália, eu estou aqui acompanhando a chegada das meninas que foram encontradas em Mauá da Serra. Um policial foi abordado ali por um motorista que repassou que ele tinha dado uma carona para uma mulher com duas meninas e suspeitou do trato que essa mulher tinha com as meninas. Quando esse motorista deixou as meninas e a mulher ali em Mauá da Serra, em um restaurante, ele repassou a informação para os policiais. Então, esses policiais repassaram pra gente aqui no 10º Batalhão. A gente repassou para a equipe de Mauá da Serra. A equipe foi até o restaurante, encontrou a mulher com as meninas, fez abordagem e constatou que realmente eram as meninas que estavam desaparecidas da cidade de Londrina. Aí a equipe trouxe as meninas pra delegacia. A Polícia Civil de Londrina trouxe a mãe para cá. Então já está todo mundo aqui na delegacia e o delegado já está ouvindo todo mundo.”
O reencontro entre mãe e filhas aconteceu na própria delegacia de Mauá da Serra. Emocionada, a mãe agradeceu a mobilização popular e das forças de segurança:
“Agradeço a associação dos moradores e do pessoal que se mobilizou para encontrar as crianças. Elas fugiram aqui de Londrina. Graças a Deus, um policial — não sei se ela era da rodovia, não sei — parou elas e deteve ela. Agora estão vendo aqui como eles vão fazer para trazer elas pra cá. Obrigada aí, gente, pessoal do Flores do Campo, a todos que se mobilizaram aí para achar minha filha. Graças a Deus, elas foram encontradas. Muito obrigada. Foram encontradas em Mauá da Serra.”
Até o momento, não foram divulgadas as motivações da mulher para ter saído com as crianças ou o que pretendia fazer com elas. A Polícia Civil aguarda os depoimentos e investiga os possíveis crimes cometidos. A vizinha permanece detida, e o caso segue em apuração pelas autoridades.