Na noite da última quarta-feira (11), Arapongas sediou um importante evento para a segurança pública da região: a entrega da Carta Constitutiva ao Conselho Comunitário de Segurança da área rural de Arapongas e Sabáudia.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e marca um avanço significativo no atendimento das demandas específicas da população rural.
O Tenente Dmitruk, da Polícia Militar de Arapongas, destacou a importância da criação deste conselho voltado exclusivamente para o setor rural. “Na data de ontem, quarta-feira (11), no período da noite, tivemos então a entrega da Carta Constitutiva ao Conselho Comunitário de Segurança da área rural de Arapongas e Sabáudia. Da solenidade, participaram então o presidente dos Conselhos de Segurança do Estado do Paraná, o Coronel Sherrath. E também tivemos a presença ilustre do prefeito da cidade de Arapongas, Rafael Cita, o secretário de Segurança Municipal, Paulo Sérgio Argati. Tivemos também a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Nicke, e também de todos os membros eleitos do Conselho de Segurança Rural aqui da cidade de Arapongas e Sabáudia”, relatou o tenente.
Segundo Dmitruk, a criação do Conseg Rural atende a uma necessidade específica da população do campo, que muitas vezes tem demandas diferentes das áreas urbanas. “Esse é um marco bastante importante para a segurança pública, principalmente da população rural. O Conselho de Segurança Comunitário representa um elo entre as forças de segurança que atuam nessa região e os moradores, empresários e todos aqueles que frequentam esse ambiente. Já temos aqui na cidade de Arapongas o que a gente hoje chama de Conselho Urbano de Segurança e agora temos também o Conselho Rural”, explicou.
O tenente também ressaltou a diferença de atuação entre os dois conselhos. “Para quem questiona a diferença entre os conselhos, é na verdade mais o intuito de verificar as necessidades daquela população específica. Por vezes, o Conseg Urbano fica sobrecarregado com diversas demandas de moradores, empresários, lojistas e acaba ficando um pouco de lado a realidade da população que vive e trabalha na área rural dos nossos municípios. Então agora com esse Conseg Rural teremos uma prioridade e uma atenção maior para essa população.”
Dmitruk ainda frisou que a nova estrutura irá fortalecer o trabalho já realizado pelas forças de segurança na região. “Temos aqui, pela 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, as equipes da Patrulha Rural atuando incansavelmente na prevenção de crimes, no cadastro de moradores da área rural, para que a gente possa sempre atender com maestria e brevidade essa população. E atuamos também em parceria com o pessoal da Guarda Municipal, que também realiza esse patrulhamento em área rural e reforça ainda mais o nosso compromisso com a segurança da população”, concluiu o tenente.
Com a formalização do Conselho de Segurança Rural, a expectativa é de que as ações de segurança sejam ainda mais direcionadas, garantindo mais tranquilidade e proteção aos moradores e trabalhadores do campo em Arapongas e Sabáudia.