A manhã desta quarta-feira (18) foi marcada por um importante anúncio no gabinete do prefeito de Arapongas, Rafael Cita. O deputado federal Pedro Lupion confirmou a destinação de R$ 3 milhões em recursos para a retirada definitiva do aterro sanitário localizado na Zona Sul do município.
A reunião contou com a presença do superintendente geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, além de vereadores, secretários municipais e representantes das forças de segurança.
Durante o encontro, Lupion destacou que a conquista é fruto de uma demanda antiga apresentada em diversas ocasiões por Rafael Cita e por Sérgio Onofre, quando ainda era prefeito da cidade.
— É uma região da cidade que sofre muito com aquilo. O Rafael tem feito uma gestão muito próxima, sempre mostrando os gargalos. Um dos grandes desafios é a questão do aterro sanitário. Hoje, com muita alegria, anuncio que conseguimos viabilizar R$ 3 milhões para acabar com esse problema. Vamos fazer uma gestão ambiental que será exemplo para outros municípios e, além disso, abrir espaço para urbanizar toda aquela área, afirmou o deputado.
O prefeito Rafael Cita comemorou o recurso como o cumprimento de uma das promessas prioritárias de sua campanha:
— É um problema que perdura por décadas e envolve diretamente a saúde pública. Com esses recursos, vamos encerrar as atividades no local e dar destino adequado aos resíduos sólidos, inicialmente para um aterro privado. Paralelamente, já está em andamento no Tribunal de Contas uma consulta para viabilizar uma Parceria Público-Privada (PPP) específica para essa área. O anúncio do deputado Pedro Lupion não poderia vir em melhor momento, ressaltou.
Segundo Cita, a intenção da Prefeitura é transformar a área do antigo aterro em um parque ou outro espaço útil à comunidade local, por meio da parceria com a iniciativa privada.
— É uma vitória da gestão e da cidade, que poderá deixar no passado esse problema que afeta diretamente a Zona Sul, completou.
O superintendente da Casa Civil e ex-prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, também destacou a importância do anúncio e da parceria política que possibilitou o investimento:
— Esse trabalho começou lá atrás, ainda na minha gestão, e seguiu com o Rafael, com o apoio dos vereadores e demais lideranças. São conquistas como essa que nos dão força para continuar na vida pública. O aterro, quando foi criado, era afastado. Hoje está no meio da cidade, virou um problema humanitário. E agora estamos resolvendo isso, afirmou.
A solenidade também contou com a presença de secretários municipais, dos vereadores Márcio Nick, Cecéu, Marcelo Junio, Simoni Sponton, Paulo Grassano, Meiry Farias, Luisinho da Saúde, Levi e Valdecir Pardini, além do major Alesandro Luis Wolski, comandante da 7ª CIPM, e do superintendente da Guarda Municipal, Luis Henrique Micheletti, entre outras lideranças políticas e comunitárias.