“As matas que a natureza fez do seu solo a brotar. Com labor de raças fortes, deu lugar aos cafezais.” Foi com esse trecho do hino de Apucarana que teve início a inauguração do “Espaço Cafés de Apucarana”, realizada nesta tarde na Câmara Municipal. A iniciativa, instituída pela Resolução nº 19/2025, prioriza a aquisição de café proveniente da agricultura familiar e de produtores rurais do município.
O evento desta quinta-feira (05), marcou um momento histórico de valorização da cafeicultura local, que, além de estampar o brasão de Apucarana, é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade. A partir de agora, a Câmara Municipal passará a adquirir exclusivamente cafés produzidos pelos cafeicultores apucaranenses.
Ao abrir oficialmente o espaço, foi lida a mensagem de boas-vindas:
“Sejam bem-vindos ao ‘Espaço Cafés de Apucarana’. Uma iniciativa da Câmara Municipal, por meio da Resolução nº 19/2025, que prioriza a aquisição de café proveniente da agricultura familiar e de produtores rurais da nossa cidade. A resolução e este espaço foram criados para reconhecer e valorizar o café apucaranense. Além de estar presente em nosso hino e estampar o brasão do município, ele enaltece nossos produtores rurais, que há décadas trabalham para cultivar e produzir cafés de qualidade, contribuindo significativamente com nossa economia e desenvolvimento. Aqui, você poderá conhecer a história dos nossos cafeicultores, de suas produções, desafios e conquistas. Teremos sempre uma história nova para contar e, claro, a oportunidade de degustar um delicioso café produzido em nossa terra. Tenha uma ótima experiência; afinal, aqui é a casa do apucaranense. Saúde!”
O presidente da Câmara Municipal, Danylo Acioli, destacou a importância da iniciativa:
“Uma alegria poder falar com toda a imprensa e falar que a Câmara Municipal de Apucarana, a Casa do Apucaranense, valoriza o nosso produto local. Cada lugar tem uma potencialidade, tem uma potência. E Apucarana tem o ouro verde, tem o café. Nós precisamos valorizar a nossa história, o nosso produto e valorizar o nosso café. A partir de hoje, você aí, cidadão, pode vir aqui na Câmara Municipal de Apucarana tomar um café do nosso produtor. A Câmara agora só compra café de produtor de Apucarana. Vamos valorizar o nosso pessoal. E eu quero dizer o seguinte: nós temos um espaço que vai contar a história de cada produtor, a história de cada café que você vai tomar aqui na sua casa, a Casa do Apucaranense. Porque é o seguinte: o café é colhido em silêncio, mas a história do café apucaranense é contada em voz alta aqui na Câmara Municipal. Obrigado.”
Em seguida, o vereador Moisés Tavares, autor da resolução que criou o espaço, ressaltou o caráter histórico e emocional da solenidade:
“Exatamente, podemos dizer que é uma tarde histórica, uma das tardes, confesso, mais emocionantes enquanto eu estou vereador aqui na Câmara Municipal de Apucarana. Nós fizemos a inauguração do nosso Espaço Cafés de Apucarana. Esse espaço é consequência de uma resolução de minha autoria aqui na Câmara Municipal, que estabelece que a compra do café que é consumido aqui na Câmara Municipal de Apucarana seja feita somente pelos nossos cafeicultores aqui de Apucarana. Apucarana tem 81 anos e a história da cidade passa pelo café. Nosso maior patrimônio é o café. Os nossos cafeicultores, em toda a zona rural, o Pirapó, todos os nossos distritos, nós temos um dos nossos maiores cafés, premiados no Brasil e no mundo inteiro, reconhecido.”
O vereador reforçou que, a partir da nova resolução, a Câmara passará a adquirir café apenas da agricultura familiar local:
“A Câmara Municipal, então, a partir dessa resolução, só pode comprar café oriundos da agricultura familiar daqui de Apucarana. Pensei nisso para reconhecer e valorizar os nossos cafeicultores, os nossos produtores rurais que há 81 anos escolheram Apucarana para cultivar o café, para alimentar suas famílias, contribuir com a nossa economia, fazer com que esse patrimônio seja reconhecido por toda a população.”
Moisés Tavares também comentou sobre o potencial do espaço inaugurado:
“E aqui na Câmara Municipal, assim como na Prefeitura, existe um consumo muito grande de café. As pessoas vêm aqui para reuniões, para atendimentos e consomem café. Por que não comprar então o café dos nossos cafeicultores? Ao invés de comprar de outras marcas no mercado, comprar dos nossos cafeicultores, que têm cafés premiados, de qualidade. Mas não basta só comprar, não. Precisamos enaltecer, reconhecer. E foi para isso que nós convidamos todos os cafeicultores de Apucarana para virem aqui na Câmara Municipal e inaugurar o nosso espaço, o Espaço Cafés de Apucarana. Esse espaço será permanente, ele ficará aqui com uma televisão, com um espaço, com essa decoração, que vai contar a história dos nossos cafeicultores.”
O vereador concluiu detalhando como será o funcionamento do espaço:
“Todos os cafeicultores que participarem deste credenciamento e venderem café para a Câmara Municipal terão a sua história contada nos nossos televisores. Todas as pessoas que virem aqui poderão conhecer a história de cada cafeicultor, receber os contatos, ter a condição de ir até esses cafeicultores e consumir, comprar e consumir esses cafés. Foi uma inauguração, foi uma cerimônia muito linda, muito emocionante. Tivemos aqui a presença da Associação dos Cafeicultores, tivemos a presença de dezenas e dezenas de cafeicultores de toda a zona rural de Apucarana. Tivemos depoimentos e mensagens muito emocionantes. Um dia de chuva que facilitou, porque neste momento eles não estavam colhendo café, mas estavam aqui, na Casa do Apucaranense, recebendo essa mensagem, recebendo essa homenagem, recebendo um certificado de reconhecimento da Câmara Municipal por tudo que realmente já fizeram de bom pela cidade de Apucarana.”
Por fim, Tavares destacou a importância da homenagem:
“Essa é a verdadeira homenagem que nós gostamos de dar, de reconhecer. Apucaranenses que, de fato e de direito, construíram a cidade de Apucarana e estiveram hoje aqui conosco. Na época de campanha eleitoral, nós vamos nas casas de todos os cafeicultores pedir apoio. Agora nós que temos que recebê-los aqui na nossa casa para homenageá-los, parabenizá-los e dizer que a Câmara de Apucarana só vai consumir café dos cafeicultores de Apucarana. E esse espaço ficará para sempre eternizado aqui no hall de entrada da Câmara Municipal como forma de homenagear todos os nossos produtores rurais, especialmente do café aqui de Apucarana.”
O presidente da Associação dos Cafeicultores de Apucarana, Carlos Bovo, também enalteceu a iniciativa:
“Parabéns ao vereador que teve a iniciativa e assim vamos mostrar a qualidade do nosso café aqui na Câmara de Vereadores e as pessoas que vêm até a Câmara para poder tomar um excelente café. Isso é essencial pra cidade de Apucarana, por quê? Produzimos um café de excelente qualidade, mas não está sendo divulgado. Agora, mais um órgão que vai divulgar o nosso café de excelência aqui de Apucarana.”
Bovo fez questão de destacar o valor histórico e a singularidade da produção local:
“Porque sempre tem uma história por trás de tudo isso aí, e esse reconhecimento para vocês é muito importante. Muito importante, porque, como já foi dito aqui, os pessoal vieram da Itália, do Japão e de outros lugares, para cá, para produzir café. E viram nessa terra e nesse lugar, com o clima, altitude e tudo mais, um excelente lugar para se produzir esse café. E, para informação, só tem dois lugares que produzem o café igual aqui: aqui em Apucarana, na região de Pirapó, e em um determinado lugar da África. Então, nós estamos de parabéns por ter um lugar que só tem dois no mundo que produzem essa qualidade de café.”
O “Espaço Cafés de Apucarana” já está aberto à visitação no hall de entrada da Câmara Municipal e promete ser um ponto permanente de valorização dos produtores locais e da história da cidade, reafirmando o lema: o café é colhido em silêncio, mas a sua história será sempre contada em voz alta.