Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (2), a Câmara de Vereadores de Apucarana votou 13 matérias importantes, entre elas projetos relacionados à causa do autismo, benefícios para doadoras de leite materno e a aprovação de uma moção de aplausos para a equipe da ROCAM – Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas, do 10º Batalhão de Polícia Militar.
O presidente da Câmara, Danilo Acyoli, destacou a relevância das propostas apreciadas e falou à imprensa sobre os trabalhos legislativos.
“Uma alegria poder falar com a imprensa de Apucarana, dizer que a Câmara Municipal é a casa do apucaranense. Nós tivemos 13 matérias votadas aqui na Câmara hoje, projetos que envolvem a causa do autismo. Então, a pessoa que tem o seu filho com autismo e ele está na rede municipal, vai poder matricular ele mais próximo do seu trabalho ou mais próximo da sua casa, para que o atendimento seja mais célebre, mais rápido”, afirmou Acyoli.
Entre as iniciativas destacadas, o presidente mencionou um projeto de sua autoria que amplia a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos.
“Nós tivemos outro projeto de minha autoria que trata sobre a inscrição no concurso público, quem tem direito à isenção. E nós incluímos aqui, de maneira muito simbólica e bela, as mulheres que fazem doação de leite materno. Esse trabalho acontece de maneira silenciosa na cidade de Apucarana, mas muitas famílias, centenas delas, são beneficiadas com esse programa social. Nada mais justo que essa pessoa consiga a isenção da taxa do concurso público”, ressaltou.
A sessão também foi marcada pela votação de um projeto polêmico: a concessão do título de cidadão honorário ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que gerou manifestações no plenário.
“Votamos matérias polêmicas, que é isso que vocês querem ouvir aqui. A matéria polêmica que nós votamos foi o título de cidadão honorário ao presidente Jair Messias Bolsonaro. Uma matéria que gerou manifestação do plenário, manifestação favorável, manifestação contrária. E a manifestação é democrática e nós precisamos respeitar ela. O que nós não podemos respeitar é o excesso da manifestação, que é aquele que causa balbúrdia, que causa uma bagunça muito grande, atrapalha o andamento dos trabalhos”, pontuou.
Por fim, Danilo Acyoli defendeu o caráter democrático das manifestações e criticou excessos.
“Vocês acompanham a Câmara há muito tempo. Eu prefiro uma manifestação como foi a de hoje, por uma questão ideológica, do que uma manifestação ruim por causa de corrupção, de uma manifestação ruim por causa de gente que roubou dinheiro da Câmara, que roubou dinheiro do apucaranense. Então, enquanto for ideológico, tá bom. O ruim é porque estão tomando seu dinheiro de maneira indevida”, concluiu.
Além dessas votações, os vereadores aprovaram por unanimidade a moção de aplausos à equipe da ROCAM, composta pelo cabo Everton Luiz Pacheco Alves e pelos soldados Márcio José Joaquim Felipe Neto, Murilo Godas do Nascimento, Thales Francesco de Morais e Dalto Juan Aparecido de Jesus Kiste, pelos relevantes serviços prestados à segurança pública de Apucarana.