O Cabo Samuel, integrante do Canil da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, concluiu recentemente um curso especializado em cinotecnia na cidade de Curitiba. Ele detalhou as atividades realizadas durante o treinamento e falou sobre o novo desafio na unidade de Arapongas.
“Do dia 5 de maio até o dia 11 de junho agora, foram 38 dias. Estive participando do sétimo curso de cinotecnia da Polícia Militar do Paraná. É um curso de capacitação para policiais militares que atuam na área de operações com cães em suas unidades. Esse curso foi um curso estritamente técnico, porém muito intenso. Houve dias, semanas até, que as aulas começavam às seis da manhã e iam até às 21 horas, até às nove da noite.
Tivemos diversas oficinas em que os cães e a gente também foi submetido a atividades no mar, em ambiente um pouco hostil. Trabalhamos muito as técnicas de emprego com o cão de faro, cães de buscas. Trabalhamos operações em ambientes de alto risco em favelas, na área de Curitiba. Fomos pro litoral, como eu disse anteriormente, e após esses 38 dias conseguimos nos formar e retornar para nossa unidade.”
De volta à cidade de Arapongas, o Cabo Samuel foi recepcionado pelo comando da 7ª CIPM, onde recebeu o certificado de conclusão do curso e apresentou o novo integrante do Canil.
“Na data de hoje, fomos recepcionados pelo comando da unidade, o qual nos concedeu o certificado de conclusão do curso e, posteriormente, um presente, que é o filhote Eros. É um filhote de aproximadamente 90 dias que vai iniciar agora o seu ciclo de treinamentos e fará parte do plantel de cães da 7ª Companhia.”
Sobre o futuro do cão e sua atuação, o Cabo explicou:
“Após o término de treinamento, por volta de 15 a 18 meses, o cão passará a estar pronto. Ele vai trabalhar em operações de faro, que exigem o faro do cão, tanto na área da 7ª Companhia, que abrange Arapongas e Sabáudia, quanto nos apoios que a gente dá constantemente. Geralmente, damos apoio ao Batalhão de Rolândia, o 15º Batalhão, que abrange 10 municípios. Também há operações na Polícia Rodoviária Estadual. E também somos bastante empregados em situações da 6ª Companhia Independente, que é na cidade de Ivaiporã e adjacentes.”
Com a conclusão do curso e a chegada do novo cão, a 7ª CIPM amplia sua capacidade de atuação com o Canil, fortalecendo o combate ao tráfico de drogas, busca de pessoas e apoio a diversas operações policiais em toda a região.