O Comandante do 3º Pelotão de Patrulhamento Ambiental de Apucarana informou que o Subtenente da 2ª Companhia de Patrulhamento Ambiental de Londrina determinou o apoio ao biólogo Fernando Felippe Rodrigues, repórter selvagem do Canal 38 de Apucarana. A missão era deslocar-se até a Fazenda Santa Maria, localizada na Estrada Poço Bonito, em Ibiporã, para localizar e avaliar um felino que havia sido avistado na propriedade.
Segundo informações repassadas pela Soldado do 1º Pelotão de Patrulhamento Ambiental de Londrina, uma ligação telefônica relatou a presença de uma onça em uma árvore próxima às casas, gerando medo de um possível ataque.
Ao chegarem ao local, o responsável pela propriedade indicou a árvore Gurucaia ao lado do terreirão, onde o animal estava. O biólogo Fernando visualizou o felino e confirmou que se tratava de um Puma concolor (conhecido como onça-parda), estimando que fosse um filhote de aproximadamente um ano e meio, que aparentava estar saudável e tranquilo.
Para monitorar o animal, foram instaladas câmeras na área. O responsável pela propriedade foi orientado a manter maquinários, pessoas e outros animais afastados da árvore para evitar estressar o felino. O biólogo explicou que, provavelmente, o animal desceria da árvore durante a noite e retornaria para a mata da propriedade, seu habitat natural.