O Centro de Convivência do Idoso Tia Su foi local, na tarde desta terça-feira (10), da V Conferência Municipal sobre os Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi).
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu dezenas de idosos, conselheiros, profissionais da assistência social e lideranças locais.
A secretária de Assistência Social, Marisa Bazana, destacou a importância do evento como um canal direto entre a população e o poder público. “Hoje acontece aqui, pessoal, no CCI Tia Su, a 5ª conferência da pessoa idosa. E o que é esse momento? O que é uma conferência? É uma reunião. A população é chamada para estar presente conosco, para trazer opiniões, sugestões. É o momento que a população pode se manifestar”, explicou.
Marisa ressaltou ainda que propostas surgidas nas conferências podem influenciar diretamente a criação de novas leis e políticas públicas. “Algumas situações podem vir a se tornar lei. Algo assim que começa no município e depois tem a conferência estadual e a federal também. Então, são situações que vão acontecendo aos poucos.”
A secretária também elogiou a participação ativa dos frequentadores do CCI. “Nossos usuários são maravilhosos, são participativos. A conferência é a hora de você vir, conversar e fazer a sua solicitação. Quem sabe, tenhamos novas leis que possam nos ajudar nesse caminho para favorecer a pessoa idosa.”
Além da conferência da pessoa idosa, Marisa aproveitou para divulgar outros eventos importantes que acontecem nos próximos meses. “Dia 16 de junho vai ser ali na Igreja Presbiteriana, no salão da igreja, a conferência da mulher. E teremos mês que vem, dias 9 e 10 de julho, aqui mesmo no CCI, a conferência de assistência social. A ideia é sempre a mesma: dar voz para a população.”
Para Marisa, a escuta pública é fundamental para o planejamento da administração municipal. “É hora da sugestão. É hora da pessoa poder falar o que ela acha, o que ela quer, o que ela gostaria, o que ela pensa. Muita coisa boa sai dessas conferências, que inclusive podem entrar no nosso plano plurianual de trabalho.”
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Nina, reforçou a relevância do evento e a adesão da comunidade. “Hoje nós estamos na quinta conferência, que o município já vem realizando. Ela é organizada pelo Conselho em parceria com a SEMAS. Hoje temos aqui a participação dos idosos de várias regiões do município, não só do CCI, mas também de lares e de serviços como os CRAS.”
Nina explicou que as propostas discutidas no encontro local serão levadas para a conferência estadual, que acontecerá no final de agosto em Foz do Iguaçu. “Serão eleitos aqui três delegados governamentais e três não governamentais. Nesses não governamentais podemos eleger idosos para participarem da conferência estadual. Vamos levar essas propostas para aplicação de recursos para os próximos anos.”
A dirigente celebrou o engajamento da comunidade idosa em temas que vão além das atividades culturais. “Nós, como Conselho, estamos muito felizes de ver essa grande adesão dos nossos idosos. Estão interessados mesmo em discutir, em trazer novas ações, novos planejamentos para o município e para o Estado.”
Com ampla participação, escuta ativa e encaminhamento de propostas concretas, a conferência reafirma o compromisso de Arapongas com o envelhecimento digno e a valorização da pessoa idosa na formulação das políticas públicas.