Trabalho é fruto de parceria com Faculdade Unopar Anhanguera
O aperfeiçoamento do processo de encaminhamento de emprego é essencial para fortalecer a inclusão social e econômica, garantindo que mais pessoas tenham acesso a oportunidades compatíveis com suas habilidades e experiências. Um sistema eficiente neste processo não apenas acelera a inserção no mercado de trabalho, mas também contribui para a redução do desemprego e para o crescimento da economia.
Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Arapongas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Inovação Trabalho e Renda (SEMUDE) e apoio da Agência do Trabalhador do município, fizeram uma parceria com a Faculdade Unopar Anhanguera. Foi desenvolvido um trabalho com as alunas do 8º período do curso de psicologia, Desiree Aparecida Luzia Biazao, Amanda Vitória Girasol Menezes e Geovana Irene de Souza, e a coordenação da professora Ana Lazarini com uma atividade de campo na Agência do Trabalhador, em que as estagiárias acompanharam de perto a rotina das intermediadoras, observaram os atendimentos aos candidatos e desenvolveram um diagnóstico com ações de melhoria com base nas competências profissionais, utilizando a metodologia CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes).
O apoio às pessoas que buscam esse encaminhamento é fundamental. Muitos candidatos enfrentam desafios como falta de informação, dificuldades na elaboração de currículos, insegurança em entrevistas e até barreiras tecnológicas. Oferecer orientação profissional, capacitação e suporte emocional pode ser decisivo para que os interessados se sintam mais preparadas e confiantes na busca por emprego.
Investir na melhoria desses processos significa proporcionar maior justiça e equilíbrio no acesso ao trabalho, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de indivíduos e impulsionando a sociedade como um todo. Quando empresas, instituições e governos trabalham juntos para fortalecer essas iniciativas, criam-se oportunidades mais acessíveis e alinhadas com as reais necessidades do mercado e dos trabalhadores.
Claudia Lens, secretária da Semude, ressalta que essa integração é fundamental para resultados mais assertivos quando o assunto é geração de emprego e renda.
A coordenadora Ana Lazarini destaca que foi “uma experiência rica em aprendizado e prática na área de recrutamento e seleção.”