A equipe da Patrulha Escolar da Polícia Militar, foi acionada por volta das 22h desta terça-feira (1º) para atender uma situação envolvendo alunos em uma escola estadual de Apucarana. A denúncia indicava que alguns estudantes estariam fazendo uso de cigarro eletrônico no ambiente escolar.
Ao chegarem ao local, os policiais identificaram dois adolescentes, ambos com 16 anos. Um deles escondia um cigarro eletrônico (vaper) dentro do calçado. Já na mochila do outro jovem, foi localizada uma porção de 11,6 gramas de substância análoga à maconha, acondicionada dentro de uma embalagem de essência de narguilé, com o intuito de disfarçar o conteúdo ilícito.
Diante da situação, os pais dos adolescentes foram chamados e ambos os menores foram encaminhados à Delegacia de Apucarana. Um dos jovens foi enquadrado por receptação de cigarro eletrônico, com base na Resolução 080/2025, enquanto o outro foi autuado por posse de drogas para consumo próprio, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Sargento Matichen, da Patrulha Escolar, destacou a importância do apoio da comunidade e reforçou a orientação para que denúncias anônimas sejam feitas pelo telefone 181, canal direto da Polícia Militar. “A participação da população é fundamental para mantermos o ambiente escolar seguro e longe das drogas”, ressaltou.