Uma reunião entre diretores da ACIA, SIVANA e lojistas da área central aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), com o secretário de Cultura de Apucarana, Recife Lievore. O encontro que foi no Cine Teatro Fênix, teve por objetivo discutir a organização das festividades alusivas ao aniversário de 81 anos de Apucarana, que são concentradas na região da Praça da Catedral.
O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, explica que os empresários apoiam as festividades e, que isso, movimenta a economia. “Nossa discussão se dá na montagem e desmontagem do palco principal e também no tamanho dele”, diz Faganello.
O presidente completa dizendo que em anos anteriores o Palco foi montado vários dias antes dos shows. “E por metros o palco fechou a rua que passa entre o estacionamento da Pernambucanas e a agencia do ITAÚ. Para o trânsito não ficar mais caótico, teve que se criar um desvio em cima da praça”, lembra Faganello.
O empresário Carlos Eduardo Rolim de Oliveira (Kadu) é proprietário da Ótica e Relojoaria Cristal, que fica no entorno da praça. Ele participou da reunião e comenta que este encontro foi um avanço. “É importante a administração municipal nos receber e ouvir a opinião das entidades e comerciantes sobre o que pode ser feito para melhorar. Não somos contra nada que acontece na praça, porém, pedimos que seja organizada de uma forma que não atrapalhe os estacionamentos e locomoção das pessoas. Isso aconteceu no ano passado e foi uma semana sem movimento e com redução do faturamento, mas com as mesmas despesas de aluguel, impostos e folha de pagamento para honrar”, diz Carlos.
A presidente do SIVANA, Aida Assunção, relata que a licitação para o palco ainda vai acontecer. “Gostaríamos que o tamanho dele possibilitasse a passagem de um carro pela lateral da Pernambucanas. Isso ainda vai depender da empresa ganhadora, porém, ouvimos do secretário a garantia que a montagem será na quarta e não mais na segunda, como foi em 2024”, diz Aida.