Imagem por: Jonatam Battista/Canal38

A Câmara Municipal de Apucarana realizou, na noite de segunda-feira (30), mais uma sessão itinerante, desta vez no auditório da Faculdade Facnopar, reunindo vereadores, professores, estudantes e lideranças locais em um momento de debates e homenagens.

O evento marcou a terceira edição do projeto que leva o Poder Legislativo para instituições de ensino da cidade, com o objetivo de aproximar o trabalho dos vereadores da comunidade acadêmica.

O presidente da Câmara, Danylo Acioli, avaliou a sessão como extremamente positiva, destacando a forte presença de público e a importância do diálogo direto com a população jovem de Apucarana. “Uma alegria poder falar com todo o povo de Apucarana por intermédio da nossa imprensa, imprensa séria que leva a informação a todos vocês, levar notícias da Câmara Municipal à casa do apucaranense. Nós fizemos mais uma sessão itinerante mostrando que a Câmara vive um novo momento, momento em que nós queremos estar próximos da comunidade, nesse caso aqui da comunidade acadêmica”, afirmou.

Acioli reforçou que esta foi a terceira edição das sessões em universidades — após passagens pela Unespar e FAP, a próxima será na UTFPR, em agosto. O presidente destacou a presença do prefeito Rodolfo Mota e do diretor da Facnopar, Danilo Freire, além de ressaltar o debate de pautas relevantes e a participação expressiva da população: “A casa estava cheia, mais de 200 pessoas, momento importante para a democracia na cidade de Apucarana”.

Em meio à sessão, Danylo também comentou a recente decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que pode resultar na perda de mandato do vereador Vilas Boas por fraude na cota de gênero do partido Podemos. “A Câmara Municipal não participa dessa discussão. Quem resolve isso agora é o Judiciário. A Câmara compete cumprir as decisões judiciais que chegarem até nós”, pontuou.

Sobre o recesso parlamentar, Acioli lembrou que as atividades legislativas continuam, com atendimento à população mantido. “A Câmara estará aberta todos os dias. Inclusive, Apucarana foi reconhecida nacionalmente por ser a única Câmara que funciona 24 horas. Você pode marcar com seu vereador ou assessoria a qualquer momento do dia, tarde, noite ou madrugada”.

Danylo também voltou a criticar o secretário municipal de Indústria e Comércio, anunciando a apresentação de uma moção de repúdio. “O ambiente na Indústria e Comércio é um ambiente ruim. O empresariado tem sido maltratado. Esses dias tivemos um evento com o Sistema S para tratar dos cafeicultores, e o secretário deu piti no meio do evento”, relatou. “Na brincadeira de esconde-esconde ele sempre ganha, porque nunca aparece. Ninguém consegue encontrar um serviço que ele fez, a não ser tentar fechar comércio. Tá abrindo uma Havan entre Sarandi e Maringá. Por que não em Apucarana? Porque em vez de cuidar do que deveria, ele está preocupado em discutir política. Política que ele perdeu”, concluiu.

Também presente na sessão, o vereador Moisés Tavares comemorou o sucesso do evento, destacando a relevância das matérias discutidas e a ligação pessoal com a Facnopar. “Uma alegria em dobro. Primeiro, porque a gente discute política pública, projeto de lei, reivindicações da população. Segundo, porque essa instituição é minha segunda casa”, afirmou.

Moisés, que é formado em Comunicação Social pela Facnopar, destacou o papel social da faculdade. “É uma instituição genuinamente apucaranense, que já formou milhares de profissionais que atuam em todo o Paraná. Trazer o poder legislativo até aqui é devolver à cidade aquilo que aprendemos na academia e com a população”, completou.

O diretor-geral da Facnopar, Danilo Lemos Freire, também se emocionou ao falar da participação dos estudantes. “Hoje realmente surpreendeu, me encheu os olhos. Tivemos que colocar cadeiras do lado de fora para acomodar todos. Isso demonstra a responsabilidade que já queremos trazer para os nossos alunos desde cedo: que se envolvam, aprendam, participem da vida pública”, destacou.

Danilo agradeceu o apoio do vereador Moisés e ressaltou a importância de formar cidadãos conscientes. “Pessoas que estavam aqui querendo aprender, fazer seu papel de cidadão e entendendo como o Poder Legislativo funciona e afeta suas vidas. Foi uma grande alegria receber todos aqui na casa da Facnopar”, finalizou.

A próxima sessão itinerante da Câmara Municipal está programada para ocorrer em agosto na UTFPR.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: