Com a presença de representantes de hospitais, Samu, Bombeiros, Polícia Militar e secretários municipais de saúde, a 16ª Regional de Saúde de Apucarana iniciou, nesta quinta-feira (20), o processo de reestruturação do Comitê Gestor Regional de Urgência e Emergência.
A reunião foi aberta pelo diretor da 16ª RS, Lucas Leugi, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância desse comitê. “Este órgão se consolida como um espaço formal de discussão e implementação das correções necessárias, buscando a permanente adequação do sistema de atenção pré-hospitalar e hospitalar às urgências e emergências, tendo como referência as diretrizes estabelecidas pelas normas do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Comissão Intergestores Regional (CIR)”, anunciou Lucas Leugi.
A condução da discussão foi feita pela enfermeira Edinalva de Moura e por José Schiarolli, chefe da Seção de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da 16ª Regional de Saúde. Ambos reiteraram a importância do comitê como instância de elaboração, recomendação, avaliação de desempenho e correções gerenciais do sistema de atenção pré-hospitalar e hospitalar às urgências e emergências.
Representantes do Samu de Apucarana e Arapongas, além do Honpar e do Hospital da Providência, tiveram a oportunidade de opinar sobre as condutas necessárias para garantir o melhor atendimento possível, sempre considerando a possibilidade de melhorias no sistema. Os secretários de saúde de Apucarana, Guilherme de Paula, e de Arapongas, Carlos Eduardo Arruda “Kadu”, também participaram ativamente da discussão, apresentando sugestões para o aperfeiçoamento da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde na área de abrangência da 16ª Regional de Saúde. O comitê, criado em 2022, terá reuniões mensais a partir deste ano.