A 16ª Regional de Saúde de Apucarana iniciou, nesta semana, a distribuição de 6.700 doses da vacina ACWY aos 17 municípios da sua área de abrangência. A novidade foi anunciada pelo chefe da regional, Lucas Leugi, que destacou a importância do reforço vacinal contra a meningite meningocócica em crianças com 12 meses ou mais.
“Quero falar com você, papai, mamãe, de crianças acima de 12 meses”, iniciou Leugi. “Agora, no estado do Paraná, através da Secretaria de Estado de Saúde, estão disponibilizadas vacinas ACWY, que fazem a cobertura da meningite meningocócica”, explicou.
Segundo o chefe da regional, a vacina era, até pouco tempo, exclusiva da rede privada, com custo elevado e inacessível à maioria da população. “Antigamente, no passado, o SUS não fornecia essas vacinas. Somente eram distribuídas na rede privada e custavam muito caro, não davam para o bolso do nosso povo trabalhador”, frisou.
Com a nova remessa, as doses começam a chegar às unidades básicas de saúde dos municípios da região a partir desta semana. “Agora, a partir de hoje, a 16ª Regional de Saúde está enviando aos nossos 17 municípios 6.700 doses, que é aquela dose de reforço para crianças com 12 meses ou mais da vacina ACWY”, afirmou.
A vacina ACWY protege contra quatro sorogrupos da bactéria meningococo (A, C, W e Y), responsáveis por quadros graves de meningite. A ampliação da vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é uma medida de prevenção importante, principalmente em crianças pequenas, público mais vulnerável à doença.
Leugi reforçou o chamado aos pais e responsáveis para que levem seus filhos até os postos de saúde: “É uma oportunidade de proteger as nossas crianças com uma vacina segura, eficaz e agora gratuita. Vamos juntos cuidar da saúde dos nossos pequenos”.
A orientação é que os responsáveis verifiquem o calendário de vacinação da criança e procurem a unidade de saúde mais próxima para agendar ou receber a dose de reforço.