A 16ª Regional de Saúde de Apucarana confirmou nesta quinta-feira (12) o registro de um óbito por síndrome respiratória aguda grave.
De acordo com o chefe da regional, Lucas Leugi, o caso foi inserido no sistema Civep Gripe e refere-se a um homem de 54 anos, cardiopata, que faleceu no dia 9 de junho. Os primeiros sintomas surgiram no dia 12 de maio deste ano.
“Um óbito foi registrado no Civep Gripe, na quinta-feira (12), de um homem que faleceu no dia 9 de junho por síndrome respiratória aguda grave, de 54 anos, cardiopata, com início dos sintomas no dia 12 de maio de 2025”, informou Leugi.
O chefe da regional também destacou o aumento na taxa de ocupação dos leitos destinados aos casos de síndromes respiratórias no Hospital Materno Infantil.
“Os leitos de quarta-feira para quinta-feira, clínicos do Hospital Materno Infantil, aumentaram de 20% para 25%. Também os leitos de UTI neopediátricas, que ontem eram 20%, hoje já somam 30% ocupados por síndromes respiratórias agudas graves”, relatou.
Apesar do avanço nos casos e da maior procura por atendimento hospitalar, a cobertura vacinal ainda preocupa as autoridades de saúde da região.
“Em contrapartida, o total de vacinação do público-alvo da 16ª regional é de 45% ainda”, alertou Lucas Leugi.
A 16ª Regional de Saúde reforça o apelo para que as pessoas incluídas nos grupos prioritários procurem os postos de vacinação e se imunizem, a fim de reduzir o risco de complicações e internações causadas pelas síndromes respiratórias.