Vice-presidente representou o governo brasileiro na missa de início do pontificado do novo Papa, no Vaticano.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, representou o governo brasileiro neste domingo (18) na cerimônia de início do pontificado do Papa Leão XIV, realizada na Cidade do Vaticano. Após a celebração, Alckmin entregou ao pontífice uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um convite oficial para visitar o Brasil em novembro, por ocasião da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém (PA).
Na mensagem, Lula também cumprimenta o novo Papa e expressa o desejo de fortalecer os laços de amizade e cooperação com a Santa Sé, que completará 200 anos de relações diplomáticas com o Brasil em 2026.
“Quero destacar a honra de representar o governo brasileiro no início do pontificado do Papa Leão XIV, trazer os cumprimentos do presidente Lula e entregar o convite para que ele venha ao Brasil durante a COP30”, afirmou Alckmin, após a solenidade. “Ao promover a paz, o Papa Leão XIV traz uma grande esperança para toda a humanidade”, completou.
Durante sua estadia em Roma, Alckmin esteve acompanhado da segunda-dama, Lu Alckmin, e participou de encontros com autoridades eclesiásticas, entre elas os cardeais brasileiros e o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as Relações com os Estados. Na ocasião, entregou uma camisa do Santos Futebol Clube como presente simbólico ao Papa.
Alckmin retorna ao Brasil ainda neste domingo, após cumprir agenda oficial no Vaticano.